Whatsapp
(61) 98105-5251

Águas Claras
(61) 3204-3283

Guará
(61) 3382-6625

Home » Blog » Pratos típicos da Culinária Mineira

Pratos típicos da Culinária Mineira

Conheça iguarias típicas da região que reúne tradição, simplicidade e muito sabor

O estado de Minas Gerais faz sucesso por sua natureza exuberante, locais históricos e por sua culinária de sabor caseiro fruto da diversidade de povos que habitaram o território na época do ciclo de ouro. A gastronomia mineira une hábitos e ingredientes dos portugueses, africanos e dos nossos nativos indígenas que se alimentavam de produtos simples cultivados em casa como a mandioca, feijão, milho, verduras, frango e porco. Um prato típico da região e que exemplifica bem toda sua simplicidade é o angu, elaborado apenas a base de água e fubá de milho.

 

A verdade é que toda está simplicidade que torna a comida mineira saborosa e única. Neste post, separamos cinco pratos típicos da culinária de Minas Gerais.

 

1- Frango com Quiabo

Considerado a paixão dos mineiros, o frango com quiabo é um prato de origem africana e portuguesa, mas chegou na mesa brasileira por influência dos índios. Na receita mineira, o frango é cozido com especiarias, cheiro verde picadinho e quiabos servido com angú de fubá. A combinação é tão gostosa que conquistou diversos apreciadores no mundo a fora.

 

2- Feijão Tropeiro 

O feijão tropeiro surge na época do ciclo do ouro no período colonial quando as mercadorias eram levadas por tropas de cavalos pelos comerciantes, chamados de tropeiros. Esses homens se alimentavam de feijão misturado com farinha de mandioca, torresmo e ovos refogados na cebola, alho e outros tempero. Daí surge o nome feijão tropeiro, uma referência aos membros das tropas.

 

3- Tutu de Feijão 

 Trata-se de feijão cozido engrossado com farinha de mandioca enriquecido com calabresa e bacon. Iguaria simples, mas muito saborosa, o tutu de feijão é de origem africana e, além de Minas, é famosa em algumas cidades brasileiras.

 

4- Leitão à pururuca

O leitão à pururuca foi trazido pelos portugueses e ganhou fama em Minas Gerais pelo seu sabor e tempero marcante. Geralmente, é servido acompanhado de arroz branco, farofa, feijão-tropeiro e couve. 

 

5- Mexidão Mineiro 

O Mexidão Mineiro surge da ideia de não desperdiçar as sobras das refeições fazendo um grande mexido. Geralmente, é preparado com arroz, feijão carioca,  carnes e com ovo frito por cima para dá aquele toque especial. Um mix delicioso que comprova a simplicidade da culinária mineira.

 

6- Vaca Atolada 

A vaca atolada é elaborada com mandioca, carne de boi e é frequente na mesa mineira quando a temperatura dos termômetros começa a cair e o friozinho aparece. A origem do nome é justamente porque a carne fica imersa em meio à mandioca.

 

O restaurante D’Lurdes Delícias de Minas traz toda a tradição da culinária raiz mineira para Brasília. Na casa, os clientes fazem um passeio pelas principais delícias de Minas com receitas originais sem perder o regionalismo. 

 

 

SERVIÇO

D’Lurdes Delícias de Minas

Av. Castanheiras, rua 33/34 norte, ed. Beverly Hills Plaza – Águas claras

Telefones: 3204-3283 ou pelo Whatsapp 98105-5251
Site: http://www.dlurdes.com.br/
Horário: Almoço das 11h às 15h/ Jantar das18h às 23h;

Cancelar