Whatsapp
(61) 98105-5251

Águas Claras
(61) 3204-3283

Home » Blog » 3 pratos típicos de Minas que confirmam que o D’Lurdes é o local mais gostoso de Brasília

3 pratos típicos de Minas que confirmam que o D’Lurdes é o local mais gostoso de Brasília

A gastronomia mineira concentra uma grande diversidade de pratos e comidas típicas.

O Brasil conta com grande diversidade, tanto na flora, fauna, na cultura e na gastronomia. Uma das culinárias mais apreciadas pelo brasileiro é a mineira. Hoje, vamos te mostrar o quão deliciosa ela pode ser e quais pratos típicos de Minas vão fazer a sua cabeça (e o paladar)!

 

Os pratos típicos de Minas

A gastronomia mineira concentra uma grande diversidade de pratos e comidas típicas. Isso acontece devido à grande quantidade de produtos e especiarias que podem ser encontrados no estado, bem como pelas características históricas da região.

 

Diz a história que, na época em que começou a exploração do ouro em Minas Gerais, portugueses, negros e índios passaram a compartilhar hábitos e ingredientes. Desta forma, surgiu no estado uma nova gastronomia, com suas características e pratos únicos e bastante regionalizados.

 

Na culinária mineira, são utilizados muitos legumes, frutos e tubérculos nativos da região. Além disso, o Angu (similar à polenta na região Sul do país) e o feijão tropeiro também são receitas bastante presentes na gastronomia de Minas Gerais.

 

Conheça abaixo três pratos típicos da região que comprovam que a culinária mineira pode ser bastante variada e, é claro, extremamente saborosa. Saiba quais são:

 

Rabada com Agrião

Nesta receita, os ingredientes presentes são a rabada com agrião, que é acompanhado por arroz, feijão, angu e cabotiá refogada. Aqui, é possível perceber a presença de dois ingredientes muito usados na culinária mineira: o angu e o feijão. Esse é o prato perfeito para se deliciar e vivenciar a gastronomia da região.

 

Feijoada Mineira

A feijoada mineira talvez seja o prato mineiro mais conhecido pelas pessoas de outras regiões do Brasil. O prato é composto por feijoada, arroz, couve refogada, vinagrete, farofa, torresmo e laranja. Uma curiosidade histórica bastante interessante sobre este prato típico é que, por ser bastante consistente e poder sustentar uma pessoa por um grande período de tempo, a mistura era a alimentação básica dos trabalhadores que transportavam mercadorias em lombo de burro.

 

Costelinha ao Barbecue

Por fim, outro prato que faz parte da culinária típica mineira é a Costelinha ao Barbecue. O prato consiste na composição entre a costelinha ao molho barbecue e acompanha arroz, feijão, batata rosti e salada.

 

Onde encontrar estes pratos?

Mesmo não estando em Minas Gerais, é possível vivenciar a gastronomia da região! Todos estes pratos típicos de Minas (além de muitos outros), você pode encontrar no D’Lurdes Delícias de Minas.

 

Venha viver esta experiência, no horário de almoço, aqui no D’Lurdes!

Cancelar