Whatsapp
(61) 98105-5251

Águas Claras
(61) 3204-3283

Home » Blog » 10 fatos curiosos sobre o café  

10 fatos curiosos sobre o café  

Conheça curiosidades sobre a bebida mais popular do mundo 

 

Para algumas pessoas o dia só começa após uma xícara bem quentinha de café. O aroma e o sabor da bebida conquistaram milhares de apreciadores ao redor do mundo, desde os meados do século XIII nas terras altas da Etiópia.  Hoje, um terço da produção mundial do café está concentrado no Brasil, seguido por Colômbia, Indonésia e Vietnã. O grão é cultivado em mais de 50 países, consumido como bebida a mais de 700 anos e, depois do petróleo, é a mercadoria mais importante para a economia do mundo.

 

Para saber um pouco mais da sua história, pegue sua xícara e confira 10 fatos curiosos sobre o café:

 

1-    O café foi incluído na legislação Turca onde as esposas poderiam pedir divórcio caso os maridos não provessem a casa uma cota específica do produto.

 

2-    Segundo pesquisa da ABIC, 48% da população adoça o café com açúcar, 14% utiliza adoçante e 36% não adoça a bebida.

 

3-    Chegou a ser proibido em Meca pelo governado Khair Begem 1511, Murad III (1574-1595) e pelo sultão Murad III (1574-1595) que o considerou “bebida do diabo”. A igreja católica também o demonizou por ser oriundo do lado pagão do mundo, o oriente.  O governador Khair Beg, foi condenado à morte porque tentou proibir o consumo de café.

 

4-    Foi santificado pelo papa Clemente VIII que propôs batizar a bebida para torná-la cristã.

 

5-    Desde sua origem o café sempre esteve associado a requinte, urbanização e intelectualidade.

 

6-    O Brasil é o país que produz as mais variadas frutas de café do mundo, o que nos torna a nação mais rica em diferentes aromas e sabores de café do planeta.

 

7-    Apenas um brasileiro consome, em média, 1.200 xícaras de café ao ano.

 

8-    O café ajuda a tratar a depressão graças a suas propriedades estimulantes, pois ajuda a liberação de dopamina e endorfinas proporcionando sensação de felicidade ao organismo.  A bebida também ajuda a prevenir doenças, melhora a concentração e favorece a agilidade mental.

 

9-    O primeiro “Rei do Café” conhecido no mundo era francês e pai de ninguém menos do que Santos Dumont.  Todos os experimentos que Santos Dumont fez com o 14Bis foram custeadas pela venda do café.

 

10- Existem muitas formas de preparar o café. No Japão ele é servido gelado, na França misturado com chicória, no Oriente Médio e na África recebe pitadas de canela, alho ou gengibre. Na Itália pode ter tiras de limão, na Grécia é servido com um copo de água gelada. Na Alemanha é adoçado com leite condensado ou chantilly, enquanto na Suíça é batizado com Kirsch, um tipo de licor.

 

Agora que você ficou por dentro de todas as curiosidades do café, venha tomar um cafezinho com a gente. O D’Lurdes Cafés e Quitutes têm uma infinidade cafés no seu menu, desde o tradicional cafézin mineiro até os cafés especiais provenientes das melhores fazendas de Minas Gerais como o café D’Lurdes, Ninho da Águia, Santa Rita, Nosso Melhor Café e o campeão do prêmio Coffee of The Year Brasil 2018, o café gourmet Farroupilha. Além disso, a cafeteria também oferece pão de queijo, cuscuz, omeletes, tapiocas, docinhos caseiros e mais quitutes que harmonizam perfeitamente com a bebida.

 

SERVIÇO

D’Lurdes Delícias de Minas

Av. Castanheiras, rua 33/34 norte, ed. Beverly Hills Plaza – Águas claras

Telefones: 3204-3283 ou pelo Whatsapp 98105-5251

Horário: Almoço das 11h às 15h/ Jantar das18h às 23h;

 

Cancelar